sábado, 12 de dezembro de 2009

Ao longo desta mensagem vamos lhe mostrar uns dos mais graves problemas que podem existir no Homem se a alimentação não tiver cuidados.

Anemia?
Anemia é a diminuição de hemoglobina no organismo, uma proteína localizada dentro dos glóbulos vermelhos do sangue, que possui o ferro responsável por levar oxigénio aos tecidos.

Quais as suas consequências? A anemia pode ser causada:

1 - Pela perda de glóbulos vermelhos; 2-Deficiências nutricionais; 3-Por um aumento da destruição de glóbulos vermelhos.

Anorexia A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada ppor uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e stress físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolveno componentes psicológicos, fisiológicos e sociais.

Diabetes Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue. A maior parte das pessoas principalmente os adolescentes, actualmente, alimentam-se á base de alimentos em que as calorias, as gorduras e os açúcares são muito elevados! Então essas gorduras, esses açúcares vão aumentar significativamente a glicose do nosso sangue.

Obesidade De acordo com a OMS, a obesidade é uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir graus capazes de afectar a saúde.É uma doença crónica, com enorme predomínio nos países desenvolvidos, atinge homens e mulheres de todas as raças e de todas as idades.

Pode ser causada: -Pelo excesso de gordura; -Uma dieta com excesso de gorduras.

Hipertensão Arterial: A hipertensão arterial é um reconhecido factor de risco das doenças cardiovasculares.

Pode causar:
-A apneia do sono;
- A doença renal crónica;
-A hipertensão Reno vascular.

Quais as formas de tratamento?
Não há uma cura para a hipertensão arterial. Contudo, apesar de ser uma doença crónica, na maioria dos casos é controlável.

O que se deve fazer para que nada destes problemas possam ocorrer ao longo da nossa vida, principalmente na adolescência? Para uma vida saudável comer bem, não quer dizer que a nossa alimentação tenha de ter alimentos repetitivos durante o dia a dia. A melhor dieta é alimentarmo-nos dos alimentos representados na Roda dos Alimentos e verificar as porções pois as pessoas esquecem-se de que cada alimento tem uma única porção. Se não podemos vir a ter problemas com a nossa massa corporal ou com outro problema representado anteriormente.

Sem comentários:

Enviar um comentário